No período do queda do Império Romano e expansão do cristianismo após o SEC.V da E.C, muito europeus trouxeram consigo uma serie de tradições religiosas e divindades pagãs nas quais os cristianismo incorporou ao universo ocidental da cristandade.
Um dos exemplos bem vivos até hoje é do Papai Noel "a figura do bom velhinho que tentava amenizar a tristeza e a fome nas rigorosas baixas temperatura na idade media trazendo comida e bebida".
Esse bom velhinho era uma figura sem nome, porém muitas décadas depois da queda do império romano no século IV o São Nicolau apareceu na Europa.
Ele era um monge turco, e conta a tradição cristã que ele ficou famoso por ter ajudado uma jovem a não ser vendida pelo pai, jogando um saco de moedas que pagavam o dote de casamento da menina. Cinco seculos mais tarde ele foi canonizado pela igreja passando a ser santo pela igreja e seus fieis. Até esse momento ele era um figura que vestia azul, verde e amarelo e era magro.
Já no seculo XXI (21), o desenhista alemão Thomas Nast incorporou novos elementos ao bom velhinho, onde sua ideia foi publicada na revista norte americana “Harper’s Weekly” na qual ganhou uma barriga protuberante e barba branca.
Mas como ele passou da roupa azul para a roupa vermelha de vez?
Por volta de 1931 Haddon sundblom que trabalhava para a Coca cola, usou a cor da empresa para mudar a cor de sua roupa para vermelho aproveitando assim seu poder de marketing para atingir a sucesso que vemos hoje da Coca Cola nos países ocidentais.
Até então o São Nicolau já era bem conhecido no universo cristão, e cocacola só pegou a ideia e a transformou em marketing para venda de sua bebida.
Gostou? Siga nosso Blog oficial
Muito interessante esse poster, gostei também dos 3 Motivos que fazem natal ser tão forte nos paises frios, esclarecedor!
ResponderExcluir