Ola leitores! já falamos um pouco sobre o khupa a tenda , as sete voltas que a noiva dar ao redor do noivo, o ketubah que o contrato de casamento. E HOJE vamos falar do ATO DE QUEBRAR O COPO.
Ao som do copo quebrado, a atmosfera solene é rompida e substituída por danças e música. Todos devem animar os noivos expressando a alegria e apoio ao casal que constitui a partir deste momento, mais um elo na corrente de vida através da Torá¹.
O casamento será fortalecido a cada dia através do entendimento entre ambos, dos limites do outro, companheirismo, amizade, carinho, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar. Estes são os verdadeiros valores que consagram um casamento judaico. O ato final da cerimônia é a quebra de um copo de vidro pelo chatan/Noivo, lembrando a todos que mesmo na maior alegria pessoal devemos lembrar a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e continuar a almejar pela sua reconstrução.
Outros significados para a quebra do copo:
Nos lembra as primeiras Tábuas da Lei, quebradas após o "Grande casamento" entre D'us e o povo de Israel; que somos mortais e devemos nos casar e multiplicar; que somos como vidro, que mesmo quebrado, pode ser reconstituído, como através de nosso sincero arrependimento somos perdoados.
¹Torah: Os cinco primeiros livros da Biblia/Tanach: Genesis/Bereshit, Exodo/Shemot, Levitico/Vaicrá, Numeros/Bamidbar, Deuteronômio/Devarim
Fonte: Chabad.org.br
Bem legal, nunca tinha ouvido falar deste ritual! Super novidade pra mim, e achei interessante o ato, e bonito até !
ResponderExcluirbeijos
Que interessante....O ATO DE QUEBRAR O COPO...nunca pensei nisso! Muito bom seu post, como sempre nos informa e nos leva à viagens incríveis! Bravo!!!!!
ResponderExcluirNossa Elyane fiquei lisonjeada, palavras assim vindo de uma ocupante da 11ª cadeira na academia de letras, nossssssssa!!! Fico feliz por ter gostado do poster! bjos!
Excluir